Entrevista: espaços da EAD e seus usos [imersão]


      Em duplas realizamos uma entrevista com pessoas que encontramos na EAD no período da manhã/almoço da segunda-feira (24). O roteiro elaborado incluía tópicos sobre a utilização dos espaços da escola, interação com outros usuários, sensações, percursos feitos, mudanças notáveis nos espaços, relação com os espaços da escola, entre outros, os quais esperávamos que os entrevistados abordassem, partindo do nosso enunciado inicial. 
      Em sua maioria, os alunos dos primeiros períodos apresentaram maior frequência em locais de convívio como o DA e o pátio aberto, com os quais demonstraram uma relação de pertencimento e responsabilidade (muitas vezes apontando as reformas que acontecem nele como pontos positivos); o hall de entrada, onde acontecem muitos encontros; a pracinha; e a biblioteca. Os percursos abrangeram tanto escolhas objetivas (mais fácil acesso) como qualitativas (escolher passar pelo pátio, por ser um respiro verde; evitar corredores e escadas que lhes desagradavam).
      Quanto aos alunos de períodos mais avançados (a partir do 3º), o DA deixou de ser um local muito frequentado, e a cantina que antes existia lá foi a mais citado como mudança negativa, porque diminuiu o convívio no espaço, além de terem sido perdidas as mesas que não serviam só para refeição, mas também para realizar trabalhos e discussões. Novos espaços foram citados como mais importantes da EAD e mais frequentados por eles próprios, como a peixaria (de muito a quase nada utilizada); o CIAU; LAGEAR e outros labs e centros de pesquisa. A escolha de percursos se tornou mais objetiva: pareceu estar em função da facilidade e mais rápido tempo de acesso aos destinos, sem  muita contemplação. 
      A pequena amostra entrevistada de funcionários gerais, de limpeza, demonstrou pouca percepção do espaço, muito limitada a área de limpeza e ao refeitório (em frente a Escada do Radamés), tendo sido citada uma vez o DA como local de permanência. A única funcionária de departamento a qual entrevistamos, igualmente não demonstrou grande percepção de espaços da escola sem ser o seu próprio departamento. 
      
grupo: Amanda Lemos, Bruna Rezende, Esther Kanda, Isabel Zerbinato, Lucas Lopes e Luisa Sônego