Croquis Praça da Liberdade [imersão]

      A proposta de visitar a Praça da Liberdade, num primeiro momento virtualmente, através da plataforma Google Street View e, posteriormente, a visita física durante a imersão, proporcionou duas diferentes visões sobre um mesmo espaço, cujo contraste é passível de diversas análises.    
      A dicotomia que tendemos a criar entre o virtual e o físico, ao meu ver, pode se tornar prejudicial para qualquer estudo, na medida em que a preferência de um somente exista em detrimento do outro, anulando a possibilidade de aproveitamento das vantagens que os dois proporcionam.
      Nesse caso, especificamente, a visita virtual, que falta com sensações como calor, cheiro, movimento, sons, não representou de maneira realista o que foi visto na visita física: a praça atualmente está sendo reformada, tornando ainda mais caótico o ambiente em seu entorno. Contudo, detalhes mínimos que não seriam percebidos facilmente a olho nu puderam ser vistos e analisados a fim da escolha dos lugares para croqui através da plataforma online.
      As visitas virtual e física, de maneira isolada, não teriam me proporcionado o entendimento espacial que adquiri com as duas em conjunto.